Allink Neutral Provider
en
Segurança no transporte de cargas: o que ficar de olho? - Allink Neutral Provider
Você já ouviu falar no “Minha Carga Segura”? É uma solução nossa, da Allink, desenvolvida em parceria com a Korsa Seguros. Para apresentá-la, nós convidamos James Theodoro, presidente da Korsa Seguros, para explicar como surgiu esse projeto e como ele funciona agora.


Vamos lá?

Do surgimento do seguro de transporte de cargas até hoje...



Pouco se comenta, mas, a origem do seguro de transporte de cargas está muito ligada ao surgimento das iniciativas comerciais na civilização, anos antes de Cristo. Nessa época, caravanas atravessavam o deserto para comercializar camelos e, já ali, havia acordos de ressarcimento sobre a perda de animais durante a travessia.


Ainda de forma rudimentar, esse acordo também se tornou um importante mecanismo de proteção financeira para embarcadores durante as grandes navegações, mediante o pagamento de um valor sobre o risco de perdas de mercadorias.


Do início da civilização aos dias de hoje, podemos perceber que os atores da cadeia logística estão habituados a essa modalidade de proteção de seus produtos no transporte internacional.

“Dificilmente uma empresa, com produtos no valor de milhares de dólares, embarca sem a garantia de reposição dos seus prejuízos, em caso de incidentes diversos e possíveis no transporte internacional”, comenta o presidente da Korsa Seguros.


Infelizmente, essa preocupação foi exacerbada nos anos 2020 e 2021, devido ao aumento da probabilidade de ocorrerem mais incidentes com mercadorias, principalmente diante do estresse desencadeado pelo caos logístico pelo mundo, envolvendo:
- falta de contêineres;
- navios atracados por longo tempo em quarentena;
- cancelamento de rotas;
- demora na expedição de produtos, etc.


Como o seguro de transporte internacional oferece mais garantias para quem embarca


Por mais especializados e profissionais que sejam os operadores logísticos, são várias as condições e os contextos aos quais a mercadoria de importação e exportação está sujeita, o que significa alta probabilidade de risco de sinistros em qualquer etapa da cadeia logística.


O transporte de cargas está exposto a inúmeros tipos de incidentes, tais como:


Imprevistos: alteração de rota aérea ou marítima por conta de mau tempo, tombamento de mercadorias por conta de colisões etc.


Avarias: excesso de carga em um veículo pode causar tombamento e prejuízos em mercadorias, assim como o mal acondicionamento pode causar quebras, amassamentos e danos na estrutura de produtos.


Assaltos e roubos: esse risco não é previsível e, infelizmente, é possível de acontecer, principalmente em estradas.


“Quando falamos em sinistro, é possível que as pessoas foquem em casos como esses. Mas, imagine a seguinte situação: um navio com avaria grossa, em que o comandante precisa jogar contêiner ao mar por perda total do navio. Se a sua mercadoria não possui seguro de transporte internacional, ou sequer cobertura para esse tipo de sinistro, é possível que a sua empresa precise gastar ainda mais para intermediar o processo judicial contra o armador. Grave rombo financeiro, concorda?”, aponta James Theodoro.



Diante disso, quem é experiente no mercado de comércio exterior precisa reconhecer: o seguro de transporte de cargas é uma economia. Afinal, ele garante suporte financeiro em caso de incidente com o produto e reduz o prejuízo.


Além disso, o seguro protege a relação da sua empresa com o cliente contratante do serviço de transporte internacional de cargas. Principalmente para clientes que possuem programas de governança e de compliance bem robustos, é fundamental que todos os fornecedores da cadeia logística sejam segurados.



Ou seja, o seguro de transporte de cargas internacional é sinônimo, também, de tranquilidade e de profissionalismo para o seu processo logístico.



BÔNUS: Como contratar um seguro de transporte de cargas



Está convencido de que contratar seguro é primordial para o transporte de cargas? Veja agora o que você precisa levar em conta na hora de escolher um seguro:


- não seja seduzido por preços, afinal, o “barato sai caro”. Compare as coberturas dos seguros para entender quais assistências você terá, quais riscos o serviço suporta e até para entender como é o processo de assistência;


- selecione a solução que facilite o seu dia a dia de exportação e importação - que já é recheado por burocracias;


- escolha um prestador de serviço que automatize os processos e resolva tudo por você;


- pesquise sobre a tradição do prestador de serviço na área e contrate aquele que atende ao perfil do seu exportador e importador.



Conheça o “Minha Carga Segura” da Allink



Como explicamos desde o início deste artigo, atenta às peculiaridades do transporte de cargas e preocupada com a segurança dos produtos de seus clientes, a Allink criou o “Minha Carga Segura” em parceria com a Korsa Seguros.



Trata-se de um seguro de transporte de cargas internacional porta a porta, com condições especiais, inovadoras e exclusivas para os clientes da Allink. A apólice de cobertura do seguro da Allink é muito ampla para todos os riscos referentes a bens e mercadorias novas. Já para o caso de bens usados, o seguro cobre até para o que você nem imagina.



Para você entender melhor como o “Minha Carga Segura” se diferencia das demais tratativas do mercado, lembre de que, para exportar uma carga, você precisa:
- negociar o seguro;
- enviar a fatura comercial;
- informar à seguradora que o embarque foi feito.



Fora isso, quando o produto chegar ao destino, será preciso tratar diretamente com a seguradora possíveis casos de avarias.



Já os clientes da Allink são automaticamente amparados pela cobertura “Minha Carga Segura” e não precisam mais fazer a averbação dos embarques. Além disso, não pagam franquia para indenizações.



Outro ponto importante: o seguro de transporte de cargas internacional costuma levar alguns aspectos em consideração para aceitar o risco de transportar um produto, tais como: modal, tipo de mercadoria, tipo embalagem, origem e destino de envio, entre outros.



“No ’Minha Carga Segura’, não limitamos o tipo de carga por modal ou por rota para acordar a cobertura. A mercadoria pode ser transportada por avião, marítimo, ferroviário, rodoviário e qualquer outro, ou ir de qualquer lugar para outro, que aceitamos cobrir o risco. O que nos orienta é: tudo aquilo que poderia prejudicar o cliente favorece o cliente. Por que fazemos isso? Porque mais de 80% dos clientes buscam por serviços disruptivos e nós estamos aqui para oferecer disrupção e inovação”, esclarece James Theodoro, presidente da Korsa Seguros.



Além da ausência da necessidade de averbação e do pagamento de franquia, conforme explicamos acima, existem outros benefícios do “Minha Carga Segura” para o transporte seguro das cargas dos clientes Allink. Veja:


não há cláusula de rateio para o pagamento proporcional de prejuízo;


não existe a exigência do gerenciamento de risco trecho Brasil;


realizamos cobertura por HBL;


eliminamos todas as restrições e cancelamos os processos burocráticos para aquisição do seguro, basta embarcar com Allink para ter direito à proteção.



É isso mesmo: contratou Allink, a sua carga está assegurada! Vem saber mais sobre o “Minha Carga Segura” e embarque já com o nosso time!

Next
post

Be the first one to know about the latest news.