Allink Neutral Provider
pt
O impacto da logística 4.0 na importação e exportação - Allink Neutral Provider
A logística 4.0 é resultado da transformação digital que vem afetando todos os segmentos. Nas diferentes áreas, as mudanças tecnológicas compartilham objetivos em comum: diminuir prazos, gerar mais segurança, menos desgaste, com possibilidade bem menor de dano ao material ou carga de transportes.

Com isso, a logística 4.0 integrada às atividades de importação e de exportação propõe um processo mais informatizado. A mão de obra braçal é substituída por sistemas de controle de máquinas, robôs e computadores, executando o trabalho de forma mais eficaz e mais segura, evitando, inclusive, eventuais acidentes.


Antes de chegar à versão 4.0, assim como ocorre em outras áreas, a logística passou por algumas fases. Para conhecer mais sobre esse trajeto e compreender o impacto da logística 4.0 no modo de fazer do comércio exterior, continue a leitura do texto.

O rastro das revoluções industriais na Logística 4.0



A logística 4.0 é fruto das transformações digitais que chegaram com a quarta revolução industrial. Ela, em si, pode ser entendida como uma revolução, isto é, como o resultado de acontecimentos dentro de um período histórico, capaz de alterar de forma profunda estruturas de base.

Para chegarmos até a mudança que hoje se implementa na logística, precisamos passar pelas revoluções industriais. Cada revolução industrial constitui um marco histórico importante, sem os quais, por mais rudimentares que suas conquistas nos pareçam hoje, não seríamos capazes de alcançar o desenvolvimento tecnológico atual.


1ª e 2ª Revolução Industrial


A 1ª Revolução Industrial foi marcada pela criação da máquina a vapor, fundamental para o começo da industrialização. Com a 2ª revolução, surgem as indústrias elétrica, química, de petróleo e de aço, seguidas do progresso nos meios de transporte e em técnicas de comunicação.

3ª Revolução industrial

A 3ª revolução industrial introduz a tecnologia digital, cujo efeito primordial se traduz na comunicação à distância. Este período compreende os primeiros passos da automação, a partir da introdução da internet e da robótica, que mantém um progresso desde então.

Nesta época já começam algumas mudanças que hoje são parte corriqueira da nossa vida, como os e-commerces, que alteram a possibilidade de compra de produtos, de distribuição e também de controle de estoque.

4ª Revolução Industrial

A 4ª revolução industrial ficou responsável pela modificação na transmissão de informações, e introduz recursos como a inteligência artificial, a internet das coisas (iOT), Big Data, Nuvem, Machine Learning, entre outros.

A logística 4.0 como revolução

É possível visualizar como cada uma dessas revoluções transformou a logística. Primeiro, substituindo processos manuais por mecânicos, com a criação das primeiras máquinas. Em seguida, as inovações nos meios de transporte certamente trouxeram um grande impacto nos processos.

Imagine que antes da primeira e segunda revoluções industriais, tudo era manual. Um exemplo deste cenário é pensar que no período colonial, produtos de exportação e importação eram juntados em redes, para depois serem separados no porto.


Com a 3ª Revolução, a logística ganha em organização e velocidade, resultado dos meios de comunicação à distância, melhoria das máquinas e bancos de dados que evoluem com os robôs e internet.


Até aqui conseguimos enxergar o peso das inovações na prática logística pensando em como seria se não tivéssemos tudo isso. Por outro lado, a logística 4.0 é uma revolução que ainda estamos vivendo. O que ela nos traz de novo? Já estamos praticando essa nova logística?

Onde a logística 4.0 quer chegar?

O grande desafio da logística 4.0 está no uso das novas tecnologias para realização dos processos com menor gasto de tempo e custos, mas ganho em qualidade. Ela já se encontra bem aplicada em alguns países da Europa e na América do Norte. No entanto, outros países ainda estão na corrida para se adaptar.

Como funcionam os processos da logística 4.0?



Os processos logísticos envolvem algumas atividades fundamentais, como: aquisição, transporte, armazenagem, embalagem, distribuição e entrega. Na logística 4.0, estes processos continuam, mas ganham outros recursos para serem realizados de maneira mais eficiente. Veja algumas dessas aplicações:

  • automação:
  • responsável por aumentar a produtividade de uma equipe inteira de trabalho, sendo capaz de reduzir custos por meio da prevenção de falhas humanas, sendo responsável também por prevenir fraudes;


  • I.A (inteligência artificial):
  • possibilita a criação de simuladores eficientes em máquinas e processos, permitindo aumento no número de serviços;


  • IoT (internet das coisas):
  • proporciona mais integração e conexão entre as etapas de cada processo. Seguindo essa ordem, há a criação de uma cadeia que vai se alimentar de dados fornecidos por essa sequência de etapas, gerando maior independência;


  • sensores e simuladores:
  • para monitorar cargas, construindo rotas mais eficientes, sendo capaz de minimizar riscos;


  • conexão em tempo real:
  • com a possibilidade de armazenamento de dados em nuvem e integração de dados cria-se gerenciamentos mais eficientes, sendo capaz de controlar frota, estoque e também as compras.

As Principais tecnologias da logística 4.0



Além da internet das coisas e da inteligência artificial, que falamos no tópico anterior, há outras tecnologias que atendem também aos objetivos da logística 4.0:

1. Machine learning

É a capacidade de uma máquina aprender para além da sua programação inicial. A partir da repetição de padrões, ela analisa criticamente as informações recebidas. Uma vez relacionada à logística 4.0 é capaz de melhorar dados diretamente ligados à segurança e ao estoque, aumentando também a agilidade e a precisão dos equipamentos.

2. Cloud Computing

A computação em nuvem permite alocar dados em servidores virtuais na web. Com isso, ela dispensa a manutenção de servidores físicos e proporciona maior mobilidade, uma vez que os arquivos podem ser acessados de qualquer lugar.

3. Big Data

Tecnologia importante em muitos pontos da cadeia, uma vez que lida com a análise de grande volume de dados não estruturados. A função desta tecnologia é, de posse desses dados, estabelecer uma relação entre eles. Esse trabalho é capaz de fornecer ao setor logístico uma visão ampla e mais estratégica de todo o fluxo da empresa.

4. Digital twin

Tecnologia que permite criar de forma virtual a cópia em 3D de uma realidade física. Isso permite a realização de simulações sem afetar ou colocar em risco o objeto real.

5. BPMS

Trata-se do Business Process Management Suite, que é uma solução integrada com um software capaz de permitir a gestão da empresa de forma automatizada. O uso dessa tecnologia é extremamente importante para criação de um ambiente conectado e mais eficiente, estando todas as áreas do negócio integradas e com a mesma linguagem.

Como a logística agrega valor aos negócios?



O investimento nos processos da logística 4.0 contribui para potencializar resultados. Recursos como a análise de dados e sistemas inteligentes, capazes de auto-otimização e autoconfiguração, proporcionam uma dinâmica conectada, rápida e otimizada.

Para tal aplicabilidade, é necessário promover uma mudança na cultura corporativa e apostar na integração de todos os agentes envolvidos no fluxo operacional. A implementação efetiva da logística 4.0 traz muitos benefícios para empresas de diversos setores, dentre os quais podemos destacar:

  • redução de custos;

  • diminuição de perdas e erros;

  • aumento da segurança e da precisão;

  • processos desburocratizados;

  • uso aperfeiçoado dos equipamentos, insumos e da frota;

  • agilidade das respostas;

  • tomadas de decisão mais qualificadas e eficientes;

  • eficiência operacional;

  • informações em tempo real.


Todo o emprego de tecnologia e seus impactos na qualidade do empreendimento aumenta a segurança do cliente na marca, além de contribuir para a sua satisfação e fidelização.


A logística 4.0 faz diferença nas empresas a partir do momento que promove a transformação dos meios de produção, o que inclui a forma como as pessoas vivem e consomem produtos. Ela poderá fazer toda a diferença para manter o seu negócio competitivo.


Relacionadas à logística, os modos e modalidades de transporte escolhidos pelas empresas para importação e exportação também são determinantes na performance do negócio. Portanto, trouxemos outro material para que você possa se atualizar sobre o assunto.


Acesse nosso Infográfico LCL x FCL: qual escolher?
Próxima
publicação

Seja o primeiro a saber das novidades e notícias do mundo