] 
Buscar

Allink® - Neutral Provider

Portal do Cliente

Notícias Allink


Cuidados necessários com cargas perigosas
Apr/16 20

Cuidados necessários com cargas perigosas

Fonte | Allink Transportes Internacionais

Para fins de transporte, existem alguns tipos de carga que são consideradas perigosas por obterem características químicas ou físicas, que quando expostas ao meio ambiente podem causar danos imediatos à vida humana ou ecossistemas. Geralmente, são produtos químicos, puros ou suas misturas, até mesmo radioativos ou explosivos, que exigem cuidados especiais no manuseio e no transporte. 
 
O Código Marítimo Internacional para Cargas Perigosas (IMDG Code) foi desenvolvido para estes tipos de cargas participantes do comércio internacional. Pelo alto risco que elas apresentam é exigido total segurança, assim submetem-se as cargas à identificação do material ou substância, acondicionamento, etiquetagem, empacotamento seguro para evitar vazamento e documentação legal.
 
Há nove classificações de cargas perigosas:
1. Explosivos;
2. Gases inflamáveis, não inflamáveis, não tóxicos e tóxicos;
3. Líquidos inflamáveis;
4. Sólidos inflamáveis, substâncias sujeitas à combustão espontânea e substâncias que em contato com a água emitem gases inflamáveis;
5. Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;
6. Substâncias tóxicas (venenosas) e substâncias infectantes;
7. Materiais radioativos;
8. Substâncias corrosivas;
9. Substâncias perigosas diversas.
 
O órgão regulamentador para transportes aquaviários estabelece padrões e normas técnicas quanto ao transporte de cargas perigosas no ramo. A vigilância geralmente é realizada de forma regrada nos portos, evitando danos ou infrações que possam surgir.
 
A Allink oferece serviços de qualidade e garante a segurança da carga para seus clientes de acordo com os órgãos regulamentadores que visam estas precauções para cargas perigosas.

Voltar