Você também saberá como fazer uma cotação. Ficou interessado? Então continue lendo!
Frete é o valor pago pelo deslocamento de uma carga de um lugar para outro, por qualquer meio de transporte. A fim de determinar esse preço, são levados em conta, por exemplo, o peso, o volume, a distância percorrida, o meio de transporte utilizado e o tipo de carga a ser transportada.
Assim, o frete internacional é o deslocamento de uma carga de um país a outro. Por esse motivo, é uma atividade regida por normas internacionais que determinam todas as responsabilidades das empresas envolvidas.
Ao adquirir ou vender uma mercadoria, é de grande importância que se avalie qual frete será contratado. Essa escolha influenciará diretamente o valor a ser desembolsado para transporte do item.
Existem alguns fatores importantes que devem ser levados em consideração na hora de efetuar um transporte. Para isso, conheça agora quais são abaixo:
São termos internacionais do comércio exterior, os quais resultam de acordos firmados entre exportador e importador. Neles são determinadas as responsabilidades de cada parte, da qual impacta diretamente nos custos e etapas do transporte da carga entre países.
Portanto, cada situação exige um determinado tipo de Incoterms. São 11 categorias diferentes de termos, as quais estão divididas em quatro grupos. Veja:
Grupo C (CPT, CIP, CFR e CIF);
Grupo D (DAP, DPU e DDP);
Grupo E (EXW);
Grupo F (FCA, FAS e FOB).
Neste tipo de frete internacional, o meio de transporte do qual a carga será enviada é um fator muito importante para o cálculo e pagamento do frete. São cinco categorias:
Ferroviário (locomotivas e trens);
Rodoviário (caminhões e demais automóveis de transporte de carga);
Hidroviário (embarcações);
Aeroviário (aviões);
Dutoviário (canos e tubulações).
Este tipo é uma variação dos modais de transporte. A diferença é que nele está envolvida mais de uma modalidade de transporte, por isso o seu nome.
Para que fique mais claro o funcionamento do frete internacional, observe o fluxograma abaixo. Nele estão presentes as etapas envolvidas no transporte de um país a outro, desde a saída do local inicial, no país de origem, até o destino final.
O local de origem da carga, como mostrado acima, geralmente corresponde à própria fábrica onde a carga é produzida.
Quando acontece uma venda, o passo seguinte da operação é o transporte interno do produto, o que normalmente ocorre no modal rodoviário ou no ferroviário.
O meio de transporte utilizado levará a carga a uma alfândega que normalmente fica dentro ou próximo ao aeroporto ou porto da qual o embarque vai ocorrer.
Neste local, serão feitas as devidas averiguações a fim de que seja certificado que a mercadoria e o exportador atendem a todas as regras estabelecidas no país – o que se denomina desembaraço aduaneiro – com o objetivo de que seja liberada a saída da carga.
Ao deixar a alfândega, o produto é enviado para o local de embarque dentro do porto ou aeroporto, É nesta fase que acontece de fato o transporte da mercadoria de um país até outro.
Quando chega ao país de destino, o produto é encaminhado a uma alfândega escolhida pelo comprador a fim de que sejam feitos os trâmites necessários e que possa ser liberado a carga e transportada até o destinatário.
Ao solicitar a um agente de carga a cotação de valores para frete internacional, seja pela via aérea ou pela marítima, o documento geralmente conterá alguns dos termos a seguir:
- POL: é a sigla para Port of Loading, é o porto de embarque da carga;
- POD: significa Port of Discharge e é o porto de desembarque da mercadoria;
- Comm: significa Commodity, mercadoria em português;
- TT: sigla de Transit Time, ou tempo de trânsito;
- Rate OFR: é o Rate of Ocean Freight, que significa Taxa do Frete Marítimo, que pode ser por peso (w) ou por metragem cúbica (m³);
- Transhipment charges: é a taxa de transbordo;.
- Docs: é a taxa de documentação;
- Storage at CFS: Container Freight Station, é a armazenagem no porto e também é calculada a partir do peso ou da metragem cúbica, por dia de armazenamento;
- BL fee: taxa de liberação do B/L junto ao embarcador;
- Desconsolidação: Taxa de Desconsolidação;
- CUC: sigla para Chassis Using Charge, que em português é traduzido como Uso de Chassi;
- EMF: é a sigla de Equipment Management Fee, ou Taxa de Gerenciamento de Equipamentos, para serviços extras que estejam relacionados a equipamentos;
- ISPS: taxa utilizada para a segurança dos navios e das instalações portuárias;
- BAS: se refere ao frete básico;
- ODF: taxa de Documentação na origem;
- OHC: taxa de manuseio no Terminal/Porto de origem;
- Capatazias: outra taxa calculada por peso ou metragem cúbica;
- ALL IN: essa é uma expressão que significa o valor total do frete, de forma que o cliente não deve se preocupar com a totalidade das taxas descritas acima.
O pagamento desses valores referentes aos custos com o procedimento de frete internacional pode ocorrer de três formas:
- Frete prepaid: o pagamento é realizado no país onde a carga foi embarcada, representado pela sigla PP.
- Frete collect: o pagamento é realizado no país de destino da carga, representado pela sigla CC.
1. O tipo exato da mercadoria;
2. Valor da mercadoria;
3. Incoterms;
4. NCM;
5. Origem e destino;
6. Nos casos de necessidade de retirar ou entregar a carga em algum lugar, passar endereço completo com CEP (no exterior conhecido como zip code);
7. Modal que será utilizado;
8. Prazo para a entrega: isso é importante para você ponderar se a opção dada pelo prestador atende sua necessidade.
9. As dimensões da carga, com comprimento, largura e altura;
10. O peso bruto da carga.
11. Tipo de embalagem.
Desta maneira, a sua cotação poderá ser mais precisa e você conseguirá organizar os gastos envolvendo frete internacional.
A primeira coisa é procurar um agente de cargas, comissária de despacho, despachante aduaneiro, assessoria ou consultoria de Comércio Exterior que preste esse tipo de serviço. Confira antes a idoneidade da empresa, consulte os buscadores e veja o que as pessoas falam do seu trabalho.
Peça ao prestador de serviço que junto com a cotação, informe qual é o transit time (tempo de trânsito), frequência do serviço e próximas saídas.
Em um de nossos artigos falamos sobre não cair na cilada do preço mais baixo. Muitas vezes é mais barato, porque demora mais para chegar, ou muitas vezes a frequência não tem regularidade - fique de olho nisso.
Ao comparar cotação de prestadores diferentes, veja se está comparando a mesma coisa, levando em consideração não apenas o valor em si, mas todos esses detalhes importantes que mencionamos acima. Lembre-se de comparar laranja com laranja e não laranja com maçã!
Se você se interessa por assuntos relacionados à frete internacional e ao transporte de cargas de maneira geral, aproveite e baixe o nosso Guia Completo sobre LCL. É grátis!