
Conheça o Incoterm FCA e as responsabilidades dos envolvidos
Quem já esteve envolvido em transações comerciais internacionais certamente se deparou com uma série de termos e abreviações que, à primeira vista, podem parecer um emaranhado confuso de letras.
Mas e se lhe dissesse que essas letras são a chave para o sucesso de suas operações comerciais, evitando mal-entendidos e conflitos? Entrando no universo dos Incoterms, estes padrões definem as responsabilidades entre os envolvidos em uma transação internacional. Um dos termos mais versáteis e frequentemente utilizados é o FCA, ou "Free Carrier".
Mas, por que tantos profissionais optam pelo FCA? Quais são suas especificidades? E como ele se diferencia de outros Incoterms, como o FOB? Este artigo irá mergulhar no mundo do Incoterm FCA, esclarecendo suas responsabilidades, modalidades de transporte e sua importância estratégica nas transações internacionais.
O que é Incoterms?
Incoterms, ou "Termos Comerciais Internacionais", são padrões estabelecidos pela Câmara de Comércio Internacional (ICC) para contratos de compra e venda internacionais.
Eles definem as responsabilidades de exportadores e importadores quanto a aspectos como pagamento de frete, contratação de seguro, ponto de entrega e trâmites aduaneiros.
Ao utilizar um Incoterm, as partes garantem clareza nas obrigações, minimizando ambiguidades em transações globais. Desse modo, eles asseguram uma linguagem e entendimento comuns em negociações internacionais.
Tipos de Incoterms
Cada termo dos Incoterms representa diferentes responsabilidades de custos e riscos entre comprador e vendedor. Escolher o Incoterm adequado é crucial para uma transação bem-sucedida. A seguir, listamos os tipos:
- EXW (Ex Works): Mercadoria disponibilizada na origem pelo vendedor.
- FCA (Free Carrier): Mercadoria entregue ao transportador definido pelo comprador.
- FAS (Free Alongside Ship): Mercadoria posicionada ao lado do navio no porto de embarque.
- FOB (Free On Board): Mercadoria carregada a bordo do navio no porto de embarque.
- CPT (Carriage Paid To): Vendedor paga pelo transporte até o local de destino.
- CIP (Carriage And Insurance Paid To): Vendedor paga transporte e seguro até o destino.
- CFR (Cost And Freight): Vendedor paga custos e frete até o porto de destino.
- CIF (Cost Insurance And Freight): Vendedor paga custos, frete e seguro até o porto de destino.
- DAP (Delivered At Place): Mercadoria entregue no local de destino definido pelo comprador.
- DPU (Delivered At Place Unloaded): Mercadoria entregue e descarregada no destino definido.
- DDP (Delivered Duty Paid): Mercadoria entregue com todos os direitos e taxas pagos no destino.
O que é o incoterm FCA?
O Incoterm FCA, ou "Free Carrier" (Franco Transportador), estabelece que o vendedor é responsável pela mercadoria desde sua sede até o ponto de acesso ao transporte internacional escolhido pelo comprador.
Também, cabe ao vendedor realizar o desembaraço aduaneiro e garantir que o produto esteja apto para transporte em sua sede ou outro local acordado. Esse Incoterm é considerado multimodal, sendo aplicável a qualquer meio de transporte, seja ele aéreo, marítimo, rodoviário ou fluvial.
Modalidades de Transporte do Incoterm FCA
O Incoterm FCA é versátil e adaptável a diversas modalidades de transporte, tornando-o uma escolha popular em muitos contratos internacionais, incluindo o transporte aéreo, marítimo, rodoviário e fluvial.
Esta flexibilidade multimodal permite que as partes optem pelo Incoterm FCA, independentemente da rota ou método de transporte selecionado.
Incoterm FCA: responsabilidades
No âmbito do Incoterm FCA, tanto importador quanto exportador têm responsabilidades claras:
Responsabilidades do Importador:
- Supervisionar a inspeção, peritagem e armazenamento no país do vendedor.
- Cobrir as despesas de embarque e estiva.
- Organizar o transporte no país de destino.
- Contratar o seguro internacional.
- Administrar a descarga, manuseio e armazenagem no país de destino.
- Gerir as burocracias alfandegárias em seu país.
- Coordenar o transporte e seguro interno.
- Avaliar e tratar possíveis danos à mercadoria.
- Como parte dos Incoterms do grupo F, o importador assume a responsabilidade pelo frete principal e seguro internacional.
Responsabilidades do Exportador:
- Garantir a embalagem e identificação adequadas da mercadoria.
- Disponibilizar a mercadoria em sua sede ou no ponto acordado.
- Conduzir o transporte interno e contratar o seguro local em seu país.
- Supervisionar a inspeção e peritagem.
- Realizar o desembaraço aduaneiro em seu país.
Incoterm FCA: quem paga o frete internacional?
No contexto do Incoterm FCA, a responsabilidade de pagamento do frete internacional recai sobre o comprador.
Embora o vendedor tenha obrigações até o momento da entrega da mercadoria para o transporte, uma vez que esse ponto é alcançado, todas as despesas e responsabilidades subsequentes passam a ser do comprador.
Isso significa que, após a entrega para o transporte, todas as despesas com o frete principal, assim como eventuais custos adicionais, serão assumidos integralmente pelo comprador.
Qual a diferença entre FOB e FCA?
Os Incoterms FOB e FCA definem responsabilidades claras em transações comerciais, mas apresentam diferenças fundamentais em suas aplicações e obrigações:
Ponto de Entrega:
FOB (Free On Board): As responsabilidades do vendedor terminam quando a mercadoria é carregada e embarcada no navio indicado pelo comprador.
FCA (Free Carrier): A responsabilidade do vendedor vai até a entrega da mercadoria no local pré-acordado para exportação, que pode ser um porto, aeroporto, instalações do vendedor, entre outros.
Modo de Transporte:
FOB: Específico para transportes aquáticos, geralmente se referindo ao transporte marítimo.
FCA: É um Incoterm multimodal, ou seja, aplica-se a qualquer tipo de transporte, seja ele aéreo, rodoviário, fluvial e até mesmo marítimo.
Contrato e Frete:
Ao utilizar o termo FCA, é crucial entender as diferenças nos fretes FOB e CIF para evitar possíveis confusões. Toda especificidade relacionada aos termos do contrato entre FCA e FOB deve ser detalhada nos "shipping terms" ou termos de embarque.
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