Fique por dentro das últimas notícias e artigos do mundo da logística

Descubra como estamos transformando o cenário logístico conferindo abaixo os conhecimentos compartilhados por nossa equipe de especialistas.

Uma empilhadeira encaixando cargas perigosas em um contêiner LCL com outras cargas.
Por Equipe Allink 24 de outubro de 2025
Entenda o que são cargas perigosas, a importância da consolidação, documentação necessária e o papel do NVOCC no processo.
Trabalhadores empilhando uma carga em um contêiner
Por Equipe Allink 2 de setembro de 2025
Conheça os custos envolvidos na sua operação ao optar por um serviço de transporte de contêiner FCL.
ICS2: a nova exigência de exportação para países da Europa
Por Marketing Allink 29 de agosto de 2025
Confira tudo o que você precisa saber sobre a nova exigência na exportação para países da Europa, o ICS2 (Import Control System 2)
Um grande navio porta-contêineres está atracado em um porto
Por Marketing Allink 12 de agosto de 2025
Confira o guia completo sobre o FCL e quando vale a pena escolher esse modal marítimo para a sua operação logística.
Uma vista aérea de um grande navio porta-contêineres atracado em um porto.
Por Carla Lima 26 de fevereiro de 2025
Nosso país, com sua vasta extensão territorial e litoral, possui uma rede de portos do Brasil essenciais para o comércio internacional. Neste artigo, vamos navegar pelos 10 principais portos brasileiros, destacando não só sua história e relevância, mas também a forma como gerenciam cargas diversas, desde cargas completas até o LCL . Cada porto tem sua singularidade e ao longo desta leitura, você terá uma visão completa dessa vasta engrenagem logística que conecta o Brasil ao mundo. Embarque conosco nessa jornada! Estrutura portuária brasileira O Brasil, devido à sua vasta extensão territorial e à diversidade geográfica, conta com uma significativa rede de instalações portuárias, abrangendo tanto a extensa costa litorânea quanto as áreas interiores. Ao todo, o país ostenta 175 instalações portuárias de carga , sendo estas compostas por portos, terminais marítimos e instalações aquaviárias. Ao nos aprofundarmos na geografia interna, percebemos a riqueza de nossas bacias hidrográficas, que têm sido essenciais para a implementação de portos e terminais no interior do território nacional. São 76 terminais situados fora da costa , os quais se dividem da seguinte forma: 18 localizados na Região Sul, 6 na Região Centro-Oeste e um expressivo número de 52 na Região Norte. Estes números são um testemunho da relevância da navegação fluvial e da importância das vias internas como meio de transporte e escoamento da produção nacional. Em contraste com essa vasta rede interior, temos 99 portos e terminais marítimos estrategicamente posicionados ao longo do nosso litoral . Estes, além de serem cruciais para a economia do país, conectam o Brasil a diferentes partes do mundo, permitindo a exportação e importação de uma miríade de produtos. Desta forma, a estrutura portuária brasileira não apenas reflete a diversidade geográfica do país, mas também destaca a capacidade de integração e interconexão entre diferentes regiões, facilitando o comércio e o desenvolvimento sustentável. A lista de portos brasileiros, como vimos anteriormente, pode tornar-se exaustiva. No entanto, a seguir, reunimos os 10 principais portos do Brasil e de maior relevância para importação e exportação: Porto de Santos
Um homem está sentado à mesa usando um laptop em um armazém.
Por Carla Lima 18 de fevereiro de 2025
Descubra como a parceria com um NVOCC pode otimizar o trabalho de despachantes aduaneiros, reduzindo custos e agilizando processos no comércio exterior.
Mostrar mais artigos
Materiais e e-books
Uma mulher usando óculos sorri enquanto olha para um tablet
Vídeos
Um homem usando fones de ouvido está sentado em um sofá

Mantenha-se informado sobre o comércio exterior

Assine nossa newsletter e receba atualizações semanais de forma gratuita sobre o mundo da logística.

Share by: