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Embarque LCL: como atua um NVOCC?  - Allink Neutral Provider
Trabalhar com Comércio Exterior requer conhecimento em todas as etapas da operação, inclusive no transporte internacional, para o qual existem diversas modalidades. Sobretudo no caso do transporte marítimo, onde você precisará decidir entre embarque LCL ou FCL.

O Full Container Load (FCL), como o próprio nome sugere, é a melhor escolha quando há carga suficiente para ocupar todo o contêiner. Já o embarque LCL (Less than a Container Load) é mais adequado quando não há carga para preencher o contêiner por completo.

No momento de contratar o transporte marítimo é imprescindível ter as informações necessárias para tomar a decisão mais adequada. E para facilitar a sua escolha você pode contar com a Allink, que lhe proporciona todo o suporte necessário pensando na melhor estratégia para a sua operação.

A seguir vamos explicar com mais detalhes como a modalidade LCL funciona e como as empresas NVOCC (responsáveis por esse tipo de embarque) trabalham.

O que é Embarque LCL?

O LCL, cujo nome traduzido significa “menos de uma carga de contêiner”, é um embarque com várias cargas consolidadas. Ou seja, quando o importador ou exportador necessita de um embarque e não tem carga suficiente para preencher um contêiner inteiro, ele utiliza esta modalidade.


Essa operação pode ser gerenciada por empresas que prestam serviço na consolidação de cargas LCL, como as conhecidas NVOCC (Non-Vessel Operating Common Carrier). Trata-se de um transportador marítimo, também conhecido como armador virtual que, mesmo não possuindo ou operando navios, é especialista em resolver questões de embarque.


Como funciona o trabalho do NVOCC no embarque LCL?

O trabalho do NVOCC é reunir mercadorias de diferentes clientes, tamanhos e pesos, mas que tenham a mesma origem e destino, consolidando-as em um mesmo contêiner.


O NVOCC recebe informações de embarques em tempo real com a ajuda de seus parceiros espalhados no mundo inteiro. Isso proporciona maior segurança em relação ao embarque, cujo foco principal é prestar um atendimento dedicado ao cliente, oferecendo e direcionando as melhores opções.


Nesse sentido, é preciso que todas as informações e detalhes da carga sejam passadas corretamente, como tamanho, peso e logística de onde a carga sairá e onde deverá chegar. Dessa forma há a garantia de que, independentemente do volume da carga, o embarque irá ocorrer.


1- Contratação do embarque LCL

A contratação do embarque LCL ocorre após o NVOCC receber todos os detalhes das cargas. Com isso ele escolherá a melhor solução logística de trânsito baseada na semelhança de todas e proximidade das datas de embarque. Um bom gerenciamento de riscos permite, portanto, que a operação ocorra da melhor forma possível.


Algumas das informações necessárias são, por exemplo:


- Descrição da mercadoria e dos volumes (caixa, pallet, amarrado...);

- Peso bruto de cada volume;

- Comprimento, largura e altura de cada volume (não apenas a metragem cúbica);

- Instruções de manuseio (se pode empilhar, virar...);

- Ficha de Emergência de Carga Perigosa (são poucas as classes de Carga Perigosa aceitas no embarque LCL, consulte-nos antecipadamente para confirmar!).


2- Consolidação de carga no armazém do NVOCC

A consolidação ou unitização de cargas pelo NVOCC ocorre após o recebimento da mercadoria no terminal indicado no contrato, ou seja, no booking. A carga pode chegar em qualquer tipo de embalagem, como pallets e big bags. O importante é que seja enviada conforme informado no momento da contratação do embarque.


Após o recebimento das diferentes cargas, dá-se início ao processo de estufagem do contêiner, ou seja, momento em que são colocadas as cargas de diferentes tamanhos em um único local. Essa tarefa exige um especialista que conte com uma infraestrutura adequada, justamente o papel executado pelo NVOCC.


3- Embarque do contêiner consolidado

Concluído todo o trabalho de unitização, o contêiner fica armazenado no terminal designado pelo NVOCC até a data em que ocorrerá o embarque LCL de fato.


Em alguns casos, o serviço de pré-stacking (armazenagem prévia) pode ser utilizado. É a hipótese em que o contêiner é transportado para o terminal com antecedência e fica armazenado em um terminal de apoio. Isso para garantir que a carga esteja no terminal de origem designado dentro do prazo de atracação estipulado pelo navio que irá recebê-la, evitando assim qualquer tipo de imprevisto.


4- Frete marítimo e emissão do Conhecimento de Embarque

Logo após a confirmação de que o contêiner foi embarcado o cliente receberá o Conhecimento de Embarque (Bill of Lading) propriamente dito. O BL é o Conhecimento de Embarque marítimo e também um dos documentos mais importantes no Comércio Exterior. Nele estão contidas todas as informações da carga, do exportador, do importador, local de partida e destino, entre outras.


Além disso, o BL tem como objetivo:


- comprovar a contratação do transporte internacional;

- comprovar o recebimento da carga na origem;

- servir de Título de Crédito (posse da carga ao portador).


É muito importante que o BL não seja extraviado e nem danificado no embarque LCL. Em qualquer hipótese será necessária a devolução da primeira via ou uma nova emissão, e em geral são solicitadas garantias bancárias para tanto.


5- Desembarque e desconsolidação no armazém

Após a chegada do navio no destino, o contêiner vai para um terminal alfandegado, onde ocorre a desconsolidação da carga – a desova. A desova pode ocorrer no primeiro terminal que o navio atracou ou o NVOCC pode retirar o contêiner e levar para um outro terminal parceiro (contanto que seja um terminal alfandegado).

Toda a documentação das cargas dentro do contêiner é enviada digitalmente para a Receita Federal do Brasil (RFB), que verifica todas as informações. Logo depois, o contêiner é aberto e as cargas são separadas por cliente, para que em seguida seja gerada a presença de carga.


A Allink é o seu NVOCC para embarque LCL

Vimos que o embarque LCL é uma ótima opção para importar ou exportar cargas de pequeno ou médio porte, já que esta modalidade proporciona custos reduzidos para o embarque, com base no espaço que a carga ocupa no contêiner.


E a Allink como NVOCC faz isso acontecer por você!


Com parceiros espalhados em todos os locais do mundo recebemos cargas de diferentes tamanho e pesos, consolidando e embarcando sua mercadoria de maneira correta. Além disso, garantimos uma armazenagem segura, gerenciamento de risco, emissão do Conhecimento de Embarque e excelente infraestrutura e eficiência na unitização das cargas.


Estamos 100% empenhados em disponibilizar serviços diretos e regulares de Carga Consolidada LCL, com o menor tempo de trânsito e o melhor frete. Clique aqui e fale conosco!

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