Frete internacional: aprenda a fazer uma cotação mais precisa
Frete internacional: aprenda a fazer uma cotação mais precisa

O frete internacional desempenha um papel crucial na logística global, especialmente para empresas que atuam no comércio exterior. Saber como calcular corretamente o valor desse frete é fundamental para garantir a competitividade e evitar prejuízos. 


Neste artigo, você vai aprender a realizar uma cotação mais precisa de frete internacional, considerando todos os fatores envolvidos.


O que é Frete Internacional?

O frete internacional é o serviço responsável pelo transporte de mercadorias entre diferentes países, seguindo os regulamentos de exportação e importação de cada localidade envolvida. 


Ao contrário do frete doméstico, no transporte internacional, fatores como distância, legislação alfandegária e escolha do modal impactam diretamente nos custos. Além disso, a cotação precisa também depende do conhecimento das diferentes modalidades e opções de serviço disponíveis, como veremos a seguir.


Principais Tipos de Frete Internacional

Para uma cotação assertiva, é essencial entender os tipos de frete internacional disponíveis. Eles variam conforme a necessidade da carga e o tipo de produto transportado:


Frete Modal

Utiliza apenas um modal de transporte, como o marítimo ou aéreo. O transporte marítimo é o mais comum, devido ao seu custo-benefício para grandes volumes de mercadorias. Já o aéreo, apesar de mais caro, é ideal para itens com urgência de entrega ou alto valor agregado​.


São cinco categorias:



  • Ferroviário (locomotivas e trens);
  • Rodoviário (caminhões e demais automóveis de transporte de carga);
  • Hidroviário (embarcações);
  • Aeroviário (aviões);
  • Dutoviário (canos e tubulações).


Frete Multimodal

Combina diferentes tipos de modais, como aéreo e marítimo. Esse tipo é indicado quando é necessário otimizar o custo ou tempo de transporte, aproveitando os pontos fortes de cada modal​.


Como funciona o frete internacional?

Para que fique mais claro o funcionamento do frete internacional, observe o fluxograma abaixo. Nele estão presentes as etapas envolvidas no transporte de um país a outro, desde a saída do local inicial, no país de origem, até o destino final.


O local de origem da carga geralmente corresponde à própria fábrica onde a carga é produzida.

A diagram of a fluxo logistico de importacao

Quando acontece uma venda, o passo seguinte da operação é o transporte interno do produto, o que normalmente ocorre no modal rodoviário ou no ferroviário.


O meio de transporte utilizado levará a carga a uma alfândega que normalmente fica dentro ou próximo ao aeroporto ou porto da qual o embarque vai ocorrer.


Neste local, serão feitas as devidas averiguações a fim de que seja certificado que a mercadoria e o exportador atendem a todas as regras estabelecidas no país – o que se denomina desembaraço aduaneiro – com o objetivo de que seja liberada a saída da carga.


Ao deixar a alfândega, o produto é enviado para o local de embarque dentro do porto ou aeroporto. É nesta fase que acontece de fato o transporte da mercadoria de um país até outro.


Quando chega ao país de destino, o produto é encaminhado a uma alfândega escolhida pelo comprador a fim de que sejam feitos os trâmites necessários e que possa ser liberado a carga transportada até o destinatário.


Principais custos de frete internacional marítimo

Ao solicitar a um agente de carga a cotação de valores para frete internacional marítimo, o documento geralmente conterá alguns dos termos a seguir:


- POL:
é a sigla para Port of Loading, é o porto de embarque da carga;

- POD: significa Port of Discharge e é o porto de desembarque da mercadoria;

- Comm: significa Commodity, mercadoria em português;

- TT: sigla de Transit Time, ou tempo de trânsito;

- Rate OFR: é o Rate of Ocean Freight, que significa Taxa do Frete Marítimo, que pode ser por peso (w) ou por metragem cúbica (m³);

- Transhipment charges: é a taxa de transbordo;.

- Docs: é a taxa de documentação;

- Storage at CFS: Container Freight Station, é a armazenagem no porto e também é calculada a partir do peso ou da metragem cúbica, por dia de armazenamento;

- BL fee: taxa de liberação do B/L junto ao embarcador;

- Desconsolidação: Taxa de Desconsolidação;

- CUC: sigla para Chassis Using Charge, que em português é traduzido como Uso de Chassi;

- EMF: é a sigla de Equipment Management Fee, ou Taxa de Gerenciamento de Equipamentos, para serviços extras que estejam relacionados a equipamentos;

- ISPS: taxa utilizada para a segurança dos navios e das instalações portuárias;

- BAS: se refere ao frete básico;

- ODF: taxa de Documentação na origem;

- OHC: taxa de manuseio no Terminal/Porto de origem;

- Capatazias: outra taxa calculada por peso ou metragem cúbica;

- ALL IN: essa é uma expressão que significa o valor total do frete, de forma que o cliente não deve se preocupar com a totalidade das taxas descritas acima.


11 itens para a sua lista de checagem para uma cotação mais precisa:

1. O tipo exato da mercadoria;

2. Valor da mercadoria;

3. Incoterms;

4. NCM;

5. Origem e destino;

6. Nos casos de necessidade de retirar ou entregar a carga em algum lugar, passar endereço completo com CEP (no exterior conhecido como zip code);

7. Modal que será utilizado;

8. Prazo para a entrega: isso é importante para você ponderar se a opção dada pelo prestador atende sua necessidade.

9. As dimensões da carga, com comprimento, largura e altura;

10. O peso bruto da carga.

11. Tipo de embalagem.


Desta maneira, a sua cotação poderá ser mais precisa e você conseguirá organizar os gastos envolvendo frete internacional.


Como Calcular o Frete Internacional

Calcular o frete internacional requer atenção a diversos fatores, como o peso, o volume, a rota e o modal de transporte. A seguir, estão os elementos fundamentais que devem ser considerados:


1. Peso e Volume da Carga

O peso e o volume são os principais fatores que influenciam o custo do frete. 


No transporte aéreo, por exemplo, o peso é um fator determinante. Muitas vezes a companhia área não poderá levar sua carga por conta desse fator.


Já no transporte marítimo, quando falamos da modalidade LCL, é importante calcular com precisão a densidade da carga, multiplicando o comprimento, largura e altura, para obter o volume total​. Após isso, é necessário olhar o peso e ver qual fator é maior, pois será em cima disso que o NVOCC vai aplicar o frete. 


Já para o FCL, o cálculo do frete é feito por contêiner, não por peso. Usando ou não o espaço todo, você vai pagar por ele.


2. Modal de Transporte

A escolha do modal é o fator determinante para um embarque bem sucedido. Se a carga for volumosa, o modal marítimo geralmente é a melhor opção. Para cargas leves e com alto valor agregado, o transporte aéreo pode ser mais eficiente. No entanto, é preciso levar em conta os prazos de entrega, tipo do material e a urgência da mercadoria​​.


3. Custos Adicionais e Taxas

Além dos custos do transporte, a logística internacional envolve uma série de taxas que podem encarecer o valor final. Neste contexto, vale a pena destacar as taxas alfandegárias, que dependem das regras de importação e exportação do país de origem e destino​​.


4. Incoterms e Responsabilidades

São termos internacionais do comércio que definem as responsabilidades de compradores e vendedores. Eles impactam diretamente no custo do frete, pois determinam quem será responsável por cada parte do processo​.


Portanto, cada situação exige um determinado tipo de Incoterms. São 11 categorias diferentes de termos, as quais estão divididas em quatro grupos. Veja:



  • Grupo C (CPT, CIP, CFR e CIF);
  • Grupo D (DAP, DPU e DDP);
  • Grupo E (EXW);
  • Grupo F (FCA, FAS e FOB).


Como fazer uma cotação do frete internacional?

A primeira coisa é procurar um agente de cargas, comissária de despacho, despachante aduaneiro, assessoria ou consultoria de Comércio Exterior que preste esse tipo de serviço. Confira antes a idoneidade da empresa, consulte os buscadores e veja o que as pessoas falam do seu trabalho.


Peça ao prestador de serviço que junto com a cotação, informe qual é o transit time (tempo de trânsito), frequência do serviço e próximas saídas.


Em um de nossos artigos falamos sobre não cair na cilada do preço mais baixo. Muitas vezes é mais barato, porque demora mais para chegar, ou muitas vezes a frequência não tem regularidade - fique de olho nisso.


Ao comparar cotação de prestadores diferentes, veja se está comparando a mesma coisa, levando em consideração não apenas o valor em si, mas todos esses detalhes importantes que mencionamos acima. Lembre-se de comparar laranja com laranja e não laranja com maçã!


Se você se interessa por assuntos relacionados à frete internacional e ao transporte de cargas de maneira geral, aproveite e baixe o nosso
Guia Completo sobre LCL.


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