Allink Neutral Provider
pt
Como um NVOCC pode agilizar o processo de consolidação e embarque de suas cargas?  - Allink Neutral Provider
Se você trabalha com transporte de mercadorias, seja importação ou exportação, já conhece os desafios enfrentados neste processo e sabe que a logística é complexa, sendo necessário fazer toda a gestão operacional e burocrática.

Além dos custos, que podem ser altos, o grande número de práticas, normas, regras e leis, precisam ser interpretadas e cumpridas à risca. Tudo isso, aliado à importância e ao volume de documentações exigidas, faz com que estas operações pareçam complicadas e de difícil execução.

Por isso, com o objetivo de vencer estes grandes desafios logísticos enfrentados pelas empresas, a solução pode ser buscar parceiros comerciais que facilitem o recebimento e embarque de cargas e tornem seus negócios mais competitivos e lucrativos.

Neste cenário temos empresas responsáveis pelo recebimento e embarque de cargas nas modalidades FCL (Full Container Load - contêiner totalmente carregado) e LCL (Less than a Container Load - carga menor que um contêiner).

Normalmente uma empresa contrata um embarque FCL quando suas cargas são capazes de ocupar um contêiner por completo. Quando contrata um embarque LCL, é porque não tem carga suficiente para ocupar um contêiner inteiro e agrupa sua carga com outras cargas menores de outras empresas que têm o mesmo destino.

Fazer a consolidação de cargas para embarques LCL tornou-se uma prática cada vez mais comum. Ela consiste na união de diversas cargas que têm em comum o mesmo destino.

Para atender estas demandas, surgiram os NVOCCs, ou consolidadores de cargas, parceiros de negócios que podem oferecer soluções customizadas a cada tipo de empresa e carga.

O que é um NVOCC e como surgiram

NVOCC (Non Vessel Operator Common Carrier) significa “carregador que não é operador de navio”. Seu papel é agrupar e organizar diferentes tipos de cargas para diferentes destinos, com a finalidade de que tenha uma logística segura, eficiente e com um custo acessível.


Ele é responsável por apoiar importadores e exportadores (BCOs) com o serviço de consolidação de cargas fracionadas, solucionando os problemas dos embarques, assumindo e agilizando processos para fazer um transporte seguro.

São consideradas um NVOCC as que possuem estrutura mundial e expertise para atender a logística da carga.

Ao contratar um NVOCC ele ficará responsável por contratar, por exemplo, o frete marítimo, realizar o agrupamento e a unitização de pequenas cargas de contêineres, e cobrarão, geralmente, pelo espaço ocupado. Eles também cuidarão de toda documentação e dos trâmites para que o embarque aconteça.

Quando surgiram?

Estas empresas foram criadas na década de 80, a partir da necessidade de importadores e exportadores de pequenas cargas que precisavam pagar pelo custo de um contêiner inteiro, mesmo quando sua carga não o preenchia por completo.

A opção que havia era aguardar novos pedidos até que fosse vantajoso para o dono da carga arcar com os custos da operação de um contêiner. Isso poderia gerar atrasos de entrega e reclamação por parte dos compradores.

O reconhecimento normativo aconteceu nos Estados Unidos e foi regulamentada no Brasil através da resolução de nº 9.068, em 4 de março de 1986. Este reconhecimento mundial permitiu que a consolidação de cargas marítimas se expandisse por todo o mundo.


Quais são as diferenças entre Freight Forwarder e NVOCC


Freight forwarder, conhecidos como transitários ou agente de cargas, são empresas que entregam soluções logísticas para importadores e exportadores, de acordo com as necessidades de cada um.

Eles possuem um grande número de atribuições como por exemplo, coordenar e realizar embarques marítimos e aéreos, fazer transporte rodoviário, controlar pedidos, fazer paletização de carga, realizar desembaraço aduaneiro, etc. Pode-se dizer que um freight forwarder é um cliente do NVOCC quando é necessária a consolidação de uma carga.

As diferenças entre eles estão diretamente relacionadas à complementaridade dos serviços prestados por estas empresas.

De forma geral, se o que você quer é uma empresa que faça o gerenciamento do embarque, de ponta a ponta, que cuide de toda a documentação e das exigências para o transporte e do desembaraço aduaneiro, então você está procurando os serviços de um freight forwarder. No entanto, se o que você precisa é consolidar cargas LCL, então deve contratar um NVOCC.

No entanto, há freight forwarders que também fazem consolidação própria de cargas, sendo esse um dos produtos que eles oferecem em seu portfólio, e há NVOCCs que oferecem serviços adicionais, como o transporte rodoviário, aéreo, mas não perdem sua essência que é a consolidação de carga.

Vantagens ao contratar um NVOCC para os embarques de importação e exportação

Além da consolidação de cargas, um NVOCC pode garantir que cada operação seja feita da melhor forma possível. Isso traz muitas vantagens.

Eficiência no embarque de cargas

Os NVOCCs escolherão a melhor solução logística para seu embarque, sempre buscando ter um frete competitivo, aliado a um bom tempo de trânsito entre a saída até a chegada da carga.

NVOCCs normalmente possuem diversos serviços diretos (isso significa que sua carga é colocada num contêiner e esse equipamento é o mesmo que chegará no destino final. O benefício do serviço direto é que o tempo de trânsito é reduzido e riscos de avarias são mitigados, uma vez que o manuseio da carga é menor.

Na ausência de um serviço direto, o NVOCC vai optar pela melhor logística sempre pensando na melhor solução para seu embarque. Ex: sua carga está na França. O NVOCC retira sua carga de caminhão e leva até a Alemanha, de lá coloca no contêiner que seguirá viagem para o Brail.


Não ter que se preocupar com a parte burocrática do transporte marítimo

Um NVOCC será responsável por todas as etapas do embarque, desde a chegada ao terminal até a entrega do contêiner já estufado na área de atracação do navio, conhecida como Pre Stacking.

Ele fará o recebimento, armazenamento, agrupamento e unitização das cargas, pagamentos e também a emissão e controle de toda a documentação necessária para o transporte marítimo..

Após confirmação do embarque do contêiner, você receberá o “conhecimento de embarque (Bill of Lading-B/L)”. Este é um dos documentos mais importantes do processo. Neles estão contidas todas as informações sobre a carga, dados do exportador e do importador.

Maior competitividade e lucratividade para as empresas

Realizar um embarque de produtos de forma segura e com melhor aproveitamento dos espaços significa redução nos custos. Esta é uma das grandes vantagens desta prática.

Os conhecimentos de um NVOCC garantem o melhor preço possível para uma remessa e permitem que o processo aconteça de maneira mais rápida, correta, eficiente, gerando mais competitividade e lucratividade.

Segurança e gerenciamentos de riscos

Imprevistos acontecem e geram prejuízos. Por isso, os NVOCCs oferecem seguro e gerenciamento de riscos. Um seguro pode garantir à sua empresa segurança em casos de acidentes, avarias, desvios, roubos ou qualquer outro problema com sua carga.

E para antecipar todos os perigos que cercam o processo de logística, eles fazem com antecedência uma análise da carga para gerenciamento de risco, analisando e recomendando a forma mais segura e eficiente de realizar cada operação.

Por exemplo, se é uma carga delicada como alguns tipos de tambores, que não podem ser empilhados porque amassam, é necessário um cuidado especial.

Se a carga em questão é um produto com cheiro, tipo o café, que não pode ser misturado, por exemplo, com tecidos que vão absorver esse aroma, o NVOCC pode recusar a embarcar exatamente para não danificar a carga da outra empresa.

Se as cargas envolvidas fazem parte do triângulo de fogo, que representam cargas que contém elementos em sua fabricação que juntos podem levar a combustão, o NVOCC pode não aceitar seu embarque por motivos de precaução.

Tudo isso faz parte de análises para garantir a segurança das cargas e gerenciar os riscos envolvidos na operação. Portanto, é muito importante você saber exatamente o que será transportado para além de evitar avarias, garantir a segurança do navio e da tripulação.

Como escolher um NVOCC para consolidar suas cargas

Se você decidiu contratar este serviço, deve escolher, em primeiro lugar, uma empresa que seja conhecida por sua excelência e credibilidade. Conheça sua história, tempo de existência neste mercado e seu cumprimento às normas de compliance. Além disso, certifique-se de que ela fornece todo o suporte a seus clientes, com agilidade no atendimento.

Ela deve ser especialista em embarque de cargas, seja LCL ou FLC, possuir expertise nos trâmites documentais de cada região, e sua estrutura organizacional deve ser referência. Isso garantirá toda a segurança e qualidade que sua empresa precisa para transportar suas mercadorias.

Um diferencial fundamental é que ela tenha cobertura mundial para suportar na logística e garantir que independentemente do local que sua carga esteja, esse NVOCC possa te atender.Além disso, observar a quantidade de rotas diretas oferecidas e demais origens e destinos que são atendidos através dessas rotas diretas.


Informações à mão sempre que você precisar

Certifique-se de que ela fornece acesso a todas as informações que você precisa de forma ágil e fácil. Devem estar disponíveis informações sobre booking, boletos, rastreamento, informações sobre movimentação de embarque, cópias de documentos, programação de navios e muito mais.

Para entender mais sobre o serviço do NVOCC, baixe o nosso guia sobre transporte LCL e tudo que envolve essa modalidade de transporte.

Próxima
publicação

Seja o primeiro a saber das novidades e notícias do mundo